Débora Beloni

Débora Beloni
Vivemos na cidade das letras?

É possivel alfabetizar utilizando textos?

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PENSANDO A GÊNESE DA PRODUÇÃO ESCRITA DAS CRIANÇAS

Tenho (re)pensado a escrita e a leitura das crianças. Leio, releio teóricos. Reporto-me a Freire instigando-nos a ler o mundo... Ler a palavra e vermos a sua importancia.
Segundo Vygotsky a palavra transforma e redimensiona a ação humana, pois personalizamos o discurso social e o transformamos em discurso interior, então como se relacionam e se articulam discurso interior e discurso escrito? Se esses dois tipos de discursos se constituem e interagem, que implicações têm isso no processo inicial de leitura e como se dá esta relação na gênese da produção escrita?
O contato com a escrita interfere ou transforma a elaboração do discurso interior? Em que medida?
Sabemos que o discurso interior é uma linguagem complemetamente desabrochada em toda a sua dimensão, sendo mais completa do que a falada. Esse discurso é quase predicativo porque a situação, o assunto pensado é sempre conhecido de quem pensa. A linguagem escrita, pelo contrário, tem que explicar completamente a situação para ser inteligível.
A transformação do discurso interior, condensado ao máximo, em linguagem escrita, pormenorizada ao máximo, exige o que poderíamos designar por semântica deliberada – estruturação do fluir do significado.
Como responder a esses questionamentos?
Aceito comentários.

Um comentário:

  1. Oi tia debora é a Milena filha da lana!Adorei seu Blog mr legal msm!Parabéns!

    ResponderExcluir